Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

INSPIRI-SE

sexta-feira, 18 de maio de 2018

18 de maio: Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.


Diferença entre Abuso e Exploração Sexual

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.


Denúncias


No Brasil  o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Os dados mostram que, de março de 2003 a março de 2011, o Disque recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.


O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.


A intenção do 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.


Fonte: http://www.acolhida.org.br/18-de-maio-dia-nacional-de-combate-a-exploracao-sexual-de-criancas/

Neste dia 18/05/2018, O CMDA juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a Caminhada do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes na qual teve o apoio total da Secretaria Municipal de Saúde.

Proteja nossas crianças e adolescentes.

Fonte:https://www.facebook.com/semsaitapirangaOFICIAL/?hc_ref=ARTRAVeaBntgZB7CGRsbKCRf9PRXl8qskGY9PcFl9_7D3aACuJaw-MwF8hMeHna1x1o&fref=nf

 







sábado, 12 de maio de 2018

Itapiranga recebe 41ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas e reúne mais de três mil pessoas em solenidade


FOTO: HEBERTH GAÚCHO/SEJEL


Com a participação de mais de três mil pessoas, o município de Itapiranga, distante 339 quilômetros de Manaus, deu início à 41ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (Jeas), com a abertura realizada no ginásio Dom Jorge Marskell. A competição é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc). O evento se estende no município até a próxima terça-feira (15/05).
Representante do 2º Polo, Itapiranga irá receber ainda os municípios de Itacoatiara, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará e Urucurituba. Além do desfile das delegações, houve ainda a participação de autoridades no município e do secretário da Sejel, Manoel Almeida, que prestigiou com bastante alegria a abertura do evento.
“Estou muito satisfeito em poder participar deste momento e contribuir para que um número tão expressivo de jovens de várias cidades possam participar de algo tão marcante e importante como os Jogos Escolares. Hoje, definitivamente foi um dia de realizações e agradeço a toda a equipe envolvida nas atividades do Jeas 2018. Ainda temos outros polos a serem visitados e espero contar com a energia e o carinho com que todos os outros atletas e municípios já visitados nos receberam”, destacou.
Participação – Ao todo 1.120 atletas participaram da solenidade de abertura do Jeas e estarão participando da competição em Itapiranga. Além das delegações, também fizeram-se presentes para prestigiar suas delegações e apoiar os competidores se seus municípios, os prefeitos de Urucurituba, Silves e Itapiranga.
Para a chefe do Departamento do Interior (Deint) da Sejel, Wanderlaine Colares, a competição já começa desde a abertura do evento. “Cada vez mais os municípios tem se empenhado em fazer uma grande festa para receber os Jogos Escolares e isso é algo maravilhoso, porque vemos o quanto a competição tem evoluído e como cada lugar fazem questão de fazer parte desse evento esportivo. Essa é a transformação na vida de cada atleta e delegação do Estado, por meio do esporte”, destacou.
Cidadania – Em ação organizada pela Sejel, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), atletas de Itapiranga, Urucurituba, São Sebatião do Uatumã e Urucará, durante o dia desta quinta-feira (10/05), receberam atendimento para emissão de documento de identidade, totalizando 105 registros, sendo 55 de primeira via e 50 de segunda via. A iniciativa foi realizada para atender exclusivamente os atletas que estivem Registro Geral (RG), para participar dos Jogos Escolares.
Sejel Ativa – Foi realizado na Praça do Sagrado Coração de Jesus, no centro de Itapiranga, o “Sejel Ativa”, que visa proporcionar à comunidade, de forma gratuita, recreação esportiva e qualidade de vida por meio do esporte. A ação contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre crianças e jovens, e teve na programação práticas esportivas e atividades físicas como xadrez, minicircuito de funcional, vôlei de areia, futsal, entre outras, coordenadas pelo atleta e profissional de Educação Física do Deint/Sejel, Leandro Souza, além do apoio de acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de Itapiranga

Fonte: http://www.amazonas.am.gov.br/2018/05/itapiranga-recebe-41a-edicao-dos-jogos-escolares-do-amazonas-e-reune-mais-de-tres-mil-pessoas-em-solenidade/


















Portal da Transparência

Portal da Transparência
Estado do Amazonas

Uol Wif